Saiba o que é a NR13

image

Você sabe o que é NR13?

O Ministério do Trabalho aplica às indústrias normas reguladoras para que as mesmas garantam a segurança de seus funcionários. As normas são divididas de acordo com o setor que a indústria atua, e são 34 no total. Por exemplo, a NR31 normatiza as indústrias do setor agrícola, a NR10 as indústrias do setor elétrico e a NR13 normatiza o uso de caldeiras e vasos de pressão.

Caldeiras e vasos de pressão que devem ser aplicados a NR13

As caldeiras e vasos de pressão as quais devem ser aplicados às normas NR13 são equipamentos próprios para produzir e acumular vapor sob pressão maiores que a pressão atmosférica, utilizando como fonte algum tipo de energia.

Alguns equipamentos não se enquadram como caldeiras e vasos de pressão, são eles:

• Caldeiras que fazem uso de fluídos térmicos e não vaporizam.
• Vasos de pressão ou serpentinas de fornos que utilizam o calor residual para superaquecer ou gerar vapor.
• Trocadores de pressão do estilo Refervedores, TLE, Kettler ou Reboiler os quais os projetos de construções foram guiados por critérios baseado nos dos vasos de pressão.
• Equipamentos que contenham serpentinas sujeitas a gases aquecidos ou chamas diretas, mas que não acumulam vapores como: geradores de circulação forcada e fornos.

image

Exigências da NR13 nas Indústrias

A NR13 exige que nas indústrias tenham engenheiros capacitados e habilitados através de cursos e treinamentos específicos para a aplicação e normatização da NR13 dentro da indústria, aplicando com eficiência as normas de segurança, tais normas devem ser aplicadas em todas as indústrias que fazem uso de caldeiras e vasos de pressão, sejam elas públicas ou privadas.
A NR13 ainda apresenta algumas exigências quanto aos treinamentos e cursos de reciclagem oferecidos aos profissionais responsáveis. O profissional deve fazer cursos e treinamentos regularmente, pois as normas são atualizadas regularmente por uma comissão formada por empregadores, empregados e governo.

Profissionais que podem se qualificar para a aplicação da NR13

• Engenheiros
• Técnicos da área industrial
• Operadores de Caldeira
• Técnicos de Segurança
• Profissionais que trabalham na manutenção ou inspeção de equipamentos industriais

É muito importante para o setor industrial se conscientizar da importância de implementar a NR13 de forma correta, assim como investir no treinamento e reciclagem dos funcionários responsáveis. Oferecer um ambiente de trabalho seguro é obrigação de toda indústria, seguir as normas é obrigação de todos os funcionários, e todos juntos poderão garantir a segurança que todos merecem.
Quer ter mais informações sobre o curso de caldeiras e vasos de pressão NR13 ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário!

Quero Saber os Próximos Cursos

Cursos NR13  Vasos de Pressao © 2016. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso e Política de Privacidade E-mail: mundialcurso@gmail.com  |  contato@mundialcursos.com.br Telefones:(19)3387-0794-Claro:(19)99322-8384-Tim:(19)98133-4463