Conheça os Exames e Inspeções Realizadas Durante a Aplicação da NR13

image

Alguns exames e inspeções específicas são aplicadas durante a normatização da NR13. Tais exames e inspeções devem ser realizadas por funcionários treinados e capacitados, assim garantido a eficiência da padronização. A NR13 é obrigatória em toda indústria onde são operadas caldeiras e vasos de pressão, a indústria que não estiver de acordo com a NR13 pode ser penalizadas através de multas ou até mesmo ser interditada.
Veja a seguir alguns dos exames e inspeções realizadas durante a aplicação da NR13:

Inspeção Inicial
É a inspeção realizada antes do equipamento ser utilizado pela primeira vez, faz parte da verificação inicial a verificação interna, externa e o teste hidrostático.

Inspeção Periódica 
É a inspeção realizada quando a caldeira ou vasos de pressão já está em operação, faz parte desta inspeção o exame interno e externo, teste hidrostático. É realizado em períodos definidos no corpo da norma, de acordo com a classificação e tipo do equipamento.

Inspeção extraordinária
Esta é uma inspeção que deve ser realizada em alguns casos específicos:

• Acidentes ou qualquer outro evento que tenham causado danos mecânicos que possam comprometer a segurança.
• Toda vez que o vaso de pressão for submetido a alterações importantes ou reparos.
• Antes de realizar relocação do vaso de pressão em funcionamento.
• Todas as vezes que for necessário mudar o equipamento de lugar.
• Quando a caldeira ou vasos de pressão ficarem inativos por mais de 12 meses.

image
Exame visual externo
O exame visual externo é a verificação da integridade e condições externas do equipamento. Neste exame são verificados a presença de trincas e corrosões, as condições dos indicadores de pressão e temperatura, os dispositivos de segurança, placa de categoria, placa de identificações.

Exame visual interno
É a verificação das condições e integridade interna do equipamento. Neste exame são verificadas a presença de rupturas, corrosões, incrustações ou depósito de algum material, assim como irregularidades na parte interna do equipamento.

Teste hidrostático
Neste teste o vaso de pressão é totalmente preenchido com um líquido apropriado, e este líquido é submetido a uma determinada pressão. Desta forma é possível verificar a presença de possíveis falhas ou vazamentos em roscas, soldas, ligações do vaso ou partes mandriladas.

Exames complementares
É a verificação interna e externa das caldeiras ou vasos de pressão, através de ensaios técnico não destrutivos.

Todos estes exames e testes são importantes para a implementação da NR13, e devem ser realizados por funcionário treinado e capacitado para identificar qualquer anormalidade.

Tem alguma observação a fazer ou ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Quero Saber os Próximos Cursos

Cursos NR13  Vasos de Pressao © 2016. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso e Política de Privacidade E-mail: mundialcurso@gmail.com  |  contato@mundialcursos.com.br Telefones:(19)3387-0794-Claro:(19)99322-8384-Tim:(19)98133-4463