Conheça a Importância da NR13 Para a Indústria

image

O Ministério do Trabalho criou a norma regulamentadora número 13 (NR13) para garantir a segurança nas inspeções e operações em vasos de pressões e caldeiras. O cumprimento da NR13 é obrigatório, e a indústria que não cumpre pode ser multada e até mesmo interditada.

Por isso as indústrias precisam preparar uma equipe de funcionários capazes de aplicar as normas de forma correta e eficiente, garantindo o cumprimento da lei e a segurança de todos que operam as caldeiras ou vasos de pressão.

Veja os riscos que a indústria que não aplica a NR13 está correndo

Há grande risco de acidentes quando há a falta ou falha de válvulas de segurança em tubulações pressurizadas, ou ainda o uso de válvulas fora do padrão do vaso. Com a aplicação da NR13 todas as válvulas são revisadas garantido que nenhum equipamento fique em risco.

Falta de documentação dos equipamentos. Toda caldeira e vasos de pressão precisa obrigatoriamente possuir documentação que conste seu projeto de instalação, fabricação, montagem e todas as operações que ocorreram durante a vida útil do equipamento. Tais documentos são importantes pois constam informações fundamentais para determinar a forma que o equipamento será operado, além de garantir que não há irregularidades na montagem e manutenção dos equipamentos. Veja as informações que devem conter no prontuário do vaso de pressão:

• Dados do dispositivo de segurança;
• Características funcionais;
• Categoria dos vasos;
• Ano de fabricação;
• Código do projeto e ano de edição;
• Procedimento utilizados na fabricação, montagem e inspeção final e determinação da PMTA;
• Especificação dos materiais;
• Dados necessários para o monitoramento do equipamento durante sua vida útil e todos os desenhos técnicos;

image

Como é um profissional capacitado para aplicar a NR13

O profissional responsável pela normatização além da formação legal para exercer sua profissão, deve ter realizado treinamentos específicos para aprender a aplicar a NR13, assim como cursos de reciclagem periodicamente.
Além disso, o profissional deve participar das atividades referentes aos projetos para a construção dos equipamentos, acompanhar a manutenção e inspeção dos vasos e caldeiras.
Garantir a segurança dos trabalhadores que operam caldeiras ou vasos de pressão é obrigação de toda indústria. A NR13 foi criada para minimizar a possibilidade de acidentes e garantir a segurança de todos. Um acidente com uma caldeira pode ser algo desastroso e de grandes dimensões, muitos podem sair feridos e até mesmo mortos. Por isso é fundamental que toda indústria leve muito a sério a normatização, e que todos os funcionários se esforcem ao máximo para cumprir todas as exigências da NR13.

Ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários!Quer saber mais sobre NR13? Então não deixe de conferir sempre ao nosso blog!

Quero Saber os Próximos Cursos

Cursos NR13  Vasos de Pressao © 2016. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso e Política de Privacidade E-mail: mundialcurso@gmail.com  |  contato@mundialcursos.com.br Telefones:(19)3387-0794-Claro:(19)99322-8384-Tim:(19)98133-4463